25/07/2018

Duduta, o mestre do chorinho, morre em Campina Grande Duduta, o mestre do chorinho, morre em Campina Grande




José Ribeiro da Silva, o mestre Duduta,instrumentista e compositor, faleceu há poucos minutos no Hospital João XXIII em Campina Grande.

A família confirma a morte em postagens de redes sociais.

Com uma carreira brilhante, não é em vão que o chamam de mestre. Compôs musicas que fazem parte da história de Campina Grande como a “Campinense”. Participou do programa Sr. Brasil da TV Cultura, e em homenagem a seus 80 anos de idade, com apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), recebeu um presente especial dos Correios e Telégrafos, que produziram selos em sua homenagem. Por sua importância na música local recebeu o titulo de cidadão campinense, e o prêmio “Mestre das Artes” pelas secretárias de Educação e Cultura do estado da Paraíba.

“Força de vontade e porque gosto da música e do chorinho, esforço e amor ao choro”, é assim que o Mestre mantém vivo e consagra no Nordeste esse  gênero da música popular e instrumental brasileira que surgiu no Rio de Janeiro.

Amante do choro é respeitado nacionalmente, já presenteou artistas renomados com instrumentos feitos por suas próprias mãos, entre eles destacam-se Marinês, Dominguinhos e Paulinho da Viola.

Atualmente  Duduta se apresenta nas rodas de choro que organiza e em eventos quando convidado, e está sempre acompanhado do seu Grupo Regional. Foi personagem do documentário intitulado “Seu Cavaco Dom Bandolim e Um Choro do Mestre Duduta na Rainha da Borborema” e nesse  filme foram mostrados detalhes de sua vida e arte.

Mais detalhes em instantes.

Redação com Repórter Junino