11/06/2018

Aglutinação de partidos é aposta do PSDB para ganhar tempo de TV e ter mais votos Aglutinação de partidos é aposta do PSDB para ganhar tempo de TV e ter mais votos




Para crescer durante a campanha rumo à Presidência da República, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) deve intensificar os trabalhos em busca da aglutinação de partidos que lhe garantam mais tempo de TV e, assim, diminuir a pulverização entre os eleitores do centro. O coordenador do programa de governo do tucano e cientista político, Luiz Felipe D'Ávila, disse que o resultado da pesquisa Datafolha, divulgado nesta madrugada, foi recebido pelo partido com otimismo e que "Alckmin é o líder inconteste no centro".

Segundo o Datafolha, o ex-governador aparece na quinta colocação na análise para o primeiro turno, com 6% das intenções de voto no cenário que contempla o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Sobe para 7% caso o petista fique de fora da corrida eleitoral. Em um eventual segundo turno sem Lula, Alckmin empata tecnicamente com Ciro Gomes (PDT) ou com Jair Bolsonaro (PSL) e ganha somente de Fernando Haddad (PT) caso o ex-prefeito da capital paulista seja o substituto de Lula. Apesar desses números, o coordenador espera por um segundo turno tradicional, entre PT e PSDB.

Quanto aos eleitores indecisos, que também estarão entre os objetivos do PSDB durante a campanha, D'Ávila acredita que o nível de brancos e nulos tende a cair "quando a eleição entrar no radar das pessoas", ou seja, quando a campanha começar, de fato.

Redação com Agência Estado