17/05/2018

Sucessor de Leonardo Gadelha no INSS é demitido após contrato suspeito Sucessor de Leonardo Gadelha no INSS é demitido após contrato suspeito




O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, decidiu demitir o presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) Francisco Lopes. A exoneração foi encaminhada à Casa Civil e determinada após o jornal O Globo revelar que ele contratou a empresa RSX Informática Ltda, cuja séde funcionava numa loja destinada a venda de bebidas, para fornecer programas de computador ao órgão. Franciso sucedeu o paraibano Leonardo Gadelha na presidência do INSS. Leonardo antecipou sua saída do cargo para novembro do ano passado  por conta de sua candidatura a deputado federal.

Segundo a reportagem, o contrato no valor de R$ 8,8 milhões foi assinado em abril mesmo após parecer de técnicos do INSS indicar que os programas de computador oferecidos pela RSX não terem utilidade para o órgão.

Há informações dando conta de que pelo menos dois milhões já haviam sido pagos.

A exoneração foi acertada entre Alberto Beltrame e o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Francisco Lopes era indicação do PSC, partido do líder do governo no Congresso, deputado André Moura (SE). Pelo acordo feito com o deputado, caberá ao PSC indicar o substituto de Francisco Lopes.

Como se nota, a roubalheira continua no Brasil.

Redação com Congresso em Foco