18/04/2018

Equipe da Universidade Estadual da Paraíba participa de missão internacional em instituições europeias Equipe da Universidade Estadual da Paraíba participa de missão internacional em instituições europeias




Uma equipe de profissionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participou de uma missão internacional em instituições da Europa que integram o projeto “Universidades inclusivas: Competencias clave de la comunidad universitaria para desarrollo de uma ciudadania activa – SOLIDARIS” (Universidades inclusivas: competências-chave da comunidade universitária para o desenvolvimento de uma cidadania ativa), vinculado ao Programa Esasmus+, coordenado pela Universidade de Sevilla, Espanha.

A equipe da UEPB, junto com demais representantes das instituições da América Latina, conheceu os serviços de apoio a comunidade universitária nas universidades europeias. As atividades foram iniciadas no dia 4 de abril e se encerraram nesta terça-feira (17).

Na Itália, a equipe da UEPB visitou o Departamento de Educação da Universidade de Roma, onde conheceu seus serviços de tutoria para estudantes com necessidades especiais, o projeto Porta Futuro e o escritório de orientação aos estudantes. Na Universidade de Roma foi apresentado à comitiva latino americana o enfoque geral do projeto “Universidades inclusivas”, a agenda de trabalho e definição de um mapa de competências transversais para promoção da inclusão e empregabilidade de estudantes em risco de exclusão social.

Já na Universidade de Sevilla, na Espanha, a equipe visitou a Reitoria da instituição, a Faculdade de Ciências da Educação e conheceu os escritórios de orientação e de atenção aos estudantes, bem como o trabalho realizado com a Cruz Vermelha. Em Portugal, a visita foi à Universidade de Lisboa, onde foi possível conhecer a Reitoria, o Instituto de Educação, gabinetes de apoio psicopedagógico ao estudante e de mobilidade, além de realizada visita ao Núcleo de Apoio ao Aluno FLUL, o Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico do IST, Serviços de Ação Social (SASUL) e a área de avaliação e garantia da qualidade da instituição.

Redação com ASCOM/UEPB