07/04/2018

Impedida de cumprir mandado após as 18h, PF adia a prisão de Lula Impedida de cumprir mandado após as 18h, PF adia a prisão de Lula




A Polícia Federal não teve como cumprir o mandado de prisão contra Lula durante a noite. De acordo com o artigo XI da Constituição Federal, as ordens judiciais só podem ser executadas durante o dia. Por conta disso, as operações da Polícia Federal, previamente planejadas, ocorrem a partir das 6h da manhã. A defesa do ex-presidente Lula negocia com a Polícia Federal para que ele se apresente de forma voluntária, talvez ainda neste sábado.

Fontes de dentro da PF afirmam que a ordem será cumprida de qualquer forma. Mas a preferência é que ocorra de forma pacífica. A Justiça Federal do Paraná determinou que a ordem seja cumprida, por conta do prazo para apresentação ter se esgotado. Um jato da PF chegou ao Aeroporto de Congonhas, no começo da noite, para realizar o transporte até Curitiba. Lula tem uma missa às 9h30 deste sábado (6/4), em homenagem a ex-primeira-dama Marisa Letícia. A PF não confirmou se vai esperar a cerimônia para cumprir a determinação da Justiça. Os mandados podem ser cumpridos também nos fins de semana, durante o dia.

Prisão 
Na noite de quinta-feira (5/4), o juiz Sérgio Moro, titular da 13ª Vara Federal de Curitiba e responsável pela operação Lava-Jato em primeira instância, expediu mandado determinando que Lula se apresentasse voluntariamente até às 17h desta sexta-feira para cumprir os 12 anos e um mês de cadeia a que foi condenado. A apresentação voluntária, no entanto, não aconteceu.
Redação com CB