04/04/2018

Governador apresenta Hospital Metropolitano à imprensa e anuncia início das atividades na segunda-feira Governador apresenta Hospital Metropolitano à imprensa e anuncia início das atividades na segunda-feira




O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires iniciará suas atividades na próxima segunda-feira (9). O anúncio foi feito pelo governador Ricardo Coutinho, na manhã desta quarta-feira (4), durante entrevista coletiva na qual discorreu sobre as características da nova unidade de saúde, que será inaugurado na tarde desta quarta. Após a coletiva, o governador apresentou o Hospital à imprensa, acompanhado por auxiliares do Governo, além dos deputados federais Veneziano Vital do Rêgo e Efraim Filho, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, deputados estaduais e representantes da área médica. 

O Hospital Metropolitano será referência de média e alta complexidade para cardiologia e neurologia (adulto e infantil) em todo o Estado.


Cerca de R$ 150 milhões foram investidos na unidade hospitalar. “A partir de segunda, o Hospital já pode começar a realizar cirurgias cardíacas pediátricas, e também estarão abertos os ambulatórios. Os atendimentos serão regulados pelos municípios. No mês de maio, abriremos a urgência para neurologia e, sucessivamente, todos os serviços serão abertos”, garantiu Ricardo Coutinho.


Durante a coletiva, o governador também ressaltou que o Hospital Metropolitano terá um corpo técnico especializado e referenciado em todo o país e afirmou que a unidade de saúde vai fazer da Paraíba um polo nas áreas de cardiologia e neurologia no Nordeste e até no Brasil. “A inauguração deste hospital será um momento extremamente marcante para a saúde na Paraíba”, frisou.

“Este é o maior hospital de cardiologia e neurologia da Paraíba e vem enfrentar um grande problema na saúde, que é o atendimento especializado nestas duas áreas. O Hospital Metropolitano está dotado com tecnologia de ponta e tem toda a infraestrutura adequada para servir a população. Sem dúvida, representa um divisor de águas na saúde paraibana”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo.


Estrutura - O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires conta com 226 leitos, sendo 60 de UTI (adulto e pediátrico), além de serviço de diagnóstico por imagem, ambulatório, UTI e UTI Coronariana e Centro Cirúrgico. O Hospital possui heliponto com 40 metros quadrados e capacidade para receber todos os modelos de helicópteros comerciais. O Hospital vai iniciar o atendimento à população com 135 leitos, sendo 26 leitos de observação, 61 de internação, 40 de UTI, 8 leitos de recuperação pós-anestésico e um centro cirúrgico com 5 salas destinadas a cardiologia e neurologia.


Serviços - Os serviços imediatamente disponíveis na unidade serão: Diagnóstico por imagem, funcionando 24 horas; Duas salas de radiologia convencional; Duas salas de angiografia; Duas salas de tomografia; Uma sala de ressonância magnética; Uma sala de ultrassom com Doppler e Ecodoppler Arterial; Dois eletrocardiógrafos; Dois ecocardiógrafos; Uma sala de ergometria, eletroencefalograma e eletroneuromiografia; Seis consultórios para ambulatórios  em cardiologia e neurologia (pediátrica e adulto) Internação; Unidade de Terapia Intensiva e Coronariana – 40 leitos, sendo 10 deles para pediatria e cinco Salas de Cirurgia.

Redação com SECOM/PB