28/03/2018

Presente da Páscoa. 2ª turma do STF rejeita, por unanimidade, denúncia contra Jucá e Gerdau Presente da Páscoa. 2ª turma do STF rejeita, por unanimidade, denúncia contra Jucá e Gerdau




A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, por unanimidade, a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Romero Jucá (MDB-RR) e o empresário Jorge Gerdau no âmbito da Operação Zelotes.

Participaram da sessão desta terça-feira (27), os ministros Dias Toffoli, Celso de Mello e Edson Fachin, relator do inquérito que investiga Jucá e Gerdau. Gilmar Mendes, que está em Portugal, e Ricardo Lewandowski não compareceram à sessão.

Jucá é acusado de, nos anos de 2010 e 2014, ter recebido vantagem indevida de R$ 1,333 milhão paga mediante diversas doações oficiais feitas por Gerdau. O empresário, por sua vez, teria feito o pagamento por meio de doações oficiais aos diretórios do MDB Nacional e do Estado de Roraima com o objetivo de obter favorecimentos à sua empresa.

O senador do MDB foi denunciado em agosto de 2017 pela PGR pelos crimes de corrupção passiva e o empresário Jorge Gerdau, por corrupção ativa - ambos foram denunciados também por lavagem de dinheiro.

Teve presente de Páscoa também para o presidente afastado da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, Jorge Picciani, que por ordem do Supremo saiu da cadeia e foi para prisão domiciliar.

Isso depois do Ministro Dias Toffoli ter concedido liminar permitindo ue o ex-senador Demóstenes Torres possa se candidatar esse ano. Uma terça feira santa para todas essas figuras.

Redação com Hoje em Dia