24/03/2018

Lançado edital com mil vagas para Curso de Formação de Soldados e inscrição começa na segunda-feira Lançado edital com mil vagas para Curso de Formação de Soldados e inscrição começa na segunda-feira




O Governo do Estado, por meio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, lançou nesta sexta-feira (23) o edital com 1.000 vagas para o Curso de Formação de Soldado 2018 de ambas corporações. Para a PM, serão disponibilizadas 900 vagas, sendo 850 para o sexo masculino e 50 para o feminino, e para o Corpo de Bombeiros 100 vagas, sendo 90 para o sexo masculino e 10 para o feminino. As inscrições começam nesta segunda-feira (26) e seguem até dia 9 de abril pelo site www.ibfc.org.br, custando R$ 70. A prova está prevista para acontecer no próximo dia 29 de abril.


As principais informações trazidas pelo edital, que foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (23), foram apresentadas nesta manhã no Quartel do Comando Geral, quando estiveram reunidos gestores da segurança pública, entre eles, o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Jair Carneiro.


“Temos uma diferenciação neste ano extremamente positiva, que é a concepção de termos o Curso de Formação de Soldados como Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública, constando no currículo o mínimo de 1.600 horas-aula de formação”, explicou o coronel Euller. “Essa é a busca permanente da instituição em melhor capacitar os profissionais da corporação, e estabelecer, ainda mais, um serviço qualificado no nosso papel de pacificadores sociais”, destacou o comandante.


Já  o comandante geral do CBMPB, coronel Jair Carneiro de Barros, disse que “com a abertura de novas unidades e a expansão, há também a necessidade de aumento do efetivo, e com a divisão das vagas por regional dá a possibilidade para o candidato que reside no Sertão optar em prestar o concurso para sua região”.


Entre as outras novidades deste concurso está a idade. Agora, os candidatos que completam 18 a 32 anos neste ano poderão se inscrever. Também foram adicionadas as disciplinas de Noções de Informática e Língua Estrangeira ao certame, que se juntam às disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Geografia e História da Paraíba, Noções de Direito e de Sociologia.


Os candidatos deverão ter o ensino médio completo, estar em pleno gozo dos direitos civis e políticos, e não possuírem antecedentes criminais. Até o resultado final, o candidato passará ainda pelas fases do exame psicológico, de saúde, de aptidão física, e avaliação social. A formação será polarizada nas unidades dos Comandos Regionais com sede em João Pessoa (320 vagas), Campina Grande (360) e Patos (220).


Remuneração – Após conclusão com o aproveitamento do Curso de Formação de Soldados, o militar deverá ganhar R$ 3.202,60, podendo receber ainda adicional extra por plantão remunerado. Durante o Curso, o aluno ganhará uma bolsa equivalente a um salário mínimo, acrescido de auxílio alimentação.


Redação com SECOM/PB