16/03/2018

UEPB - Curso “O golpe de 2016 e o futuro da Democracia” supera expectativas em inscrições e tem início segunda UEPB - Curso “O golpe de 2016 e o futuro da Democracia” supera expectativas em inscrições e tem início segunda




Uma das funções do espaço acadêmico é permitir que a pluralidade de pensamentos possa ser contemplada em suas mais variadas formas. A missão universitária que oferece atividades além da promoção do ensino, tem nos braços da pesquisa e extensão oportunidades para qualificar a formação dos alunos e ampliar sua prestação de serviço para a sociedade. É com esse viés que o curso de extensão “O golpe de 2016 e o futuro da Democracia no Brasil” superou todas as expectativas no que diz respeito às inscrições e está pronto para inciar sua abordagem na próxima segunda-feira (19), no Auditório III da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Campina Grande, a partir das 14h.

Em Campina Grande, que inicialmente ofertou 40 vagas, a organização do curso teve que aumentar esse quantitativo. A turma foi fechada com 132 inscrições, o que confirmou o sucesso da proposta acadêmica. Nos outros câmpus que também oferecerão a atividade o cenário foi o mesmo, com incremento no número dos participantes. No Câmpus III, em Guarabira, as vagas subiram de 80 para 160, enquanto que no Câmpus VII, em Patos, as 80 vagas iniciais foram ampliadas para 100 inscrições. O professor Valmir Pereira, um dos coordenadores do curso, afirmou que esse aumento foi inevitável devido a grande procura não só dos alunos da UEPB, mas também de estudantes e pesquisadores de outras instituições.

No Câmpus de Guarabira, a atividade está programada para começar no dia 4 de abril, no Auditório do Centro de Humanidades (CH). Lá, de acordo com o professor Agassis Almeida, um dos coordenadores do curso, os 160 participantes terão a sua disposição professores que contribuirão com sua visão histórica sobre o tema, mas também apresentarão uma base analítica característica para esse tipo de atividade. “Apenas a posição política não é a base para a nossa proposta. Abordaremos questões relacionadas à Teoria do Golpe, o conceito da Ditadura Romana e muitos outros conteúdos importantes e que possuem um denso material consagrado pela literatura”, disse Agassis.

Em Patos, no Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), as aulas começam no dia 19 de abril e a iniciativa contará com a participação de outras instituições parceiras como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do ABC (UFABC), que mobilizaram pesquisadores das áreas de História, Ciência Política, Direito, Sociologia, Economia Política, Administração Pública e outras.

Redação com ASCOM/UEPB