27/02/2018

Japonês da Polícia Federal apresenta pedido de aposentadoria Japonês da Polícia Federal apresenta pedido de aposentadoria




Newton Hidenori Ishii, que ficou conhecido como “japonês da federal” após participar de diversas conduções coercitivas no âmbito da Lava-Jato, vai se aposentar. O pedido foi publicado no Diário Oficial e autorizado pelo diretor de gestão pessoal da Polícia Federal. A portaria no 7.708 é de 22 deste mês.
Com o desenrolar da Lava-Jato e as prisões de autoridades ocorrendo corriqueiramente, o japonês da federal passou a ser reconhecido nas ações da Polícia Federal. Se tornou absurdamente popular nas redes sociais e, entre 2015 e 2016, foi personagem carnavalesco, “incorporado” por milhares de foliões.
Newton Ishii era o responsável pela carceragem da PF em Curitiba e, há dois anos, pretendia se aposentar. Em entrevista ao Correio Braziliense, ele reconheceu a fama e disse que muita gente ia até a sala dele para tirar fotos. “Durante as operações é impossível, mas, no dia-a-dia, as pessoas me procuram e eu as atendo”, disse.
Redação com CB