09/02/2026

AGORA VAI - INSS vai criar leilão do consignado para pensionistas e aposentados AGORA VAI - INSS vai criar leilão do consignado para pensionistas e aposentados




Vem aí uma mudança significativa nos empréstimos com desconto em folha oferecidos a beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em breve, será implantado o "Leilão do Consignado", um novo modelo em que o aposentado ou o pensionista vai poder manifestar seu interesse em fazer uma operação desse tipo e receber, no mesmo lugar, diferentes ofertas de bancos interessados em tê-lo como cliente. A partir daí, o segurado poderá escolher aquele que lhe oferece as melhores condições de pagamento.

A ferramenta — que está sob a responsabilidade da Dataprev (empresa de processamento de dados da Previdência Social) e que deverá funcionar dentro do aplicativo ou do site Meu INSS — está em fase de desenvolvimento. A expectativa é que seja lançada ainda neste primeiro semestre.

Procurado, o INSS não detalhou como o sistema vai funcionar.

O modelo — semelhante ao Crédito do Trabalhador, já implantado para empregados da iniciativa privada no ano passado — vai reduzir o tempo de pesquisa entre bancos para descobrir a oferta de crédito mais vantajosa. Aliás, nem sempre os segurados do INSS têm disponibilidade para verificar as condições de diferentes instituições financeiras.

Caberá às instituições financeiras participantes do novo modelo fornecer todas as informações do crédito para que os segurados façam transações seguras.

Segurança contra fraudes

A ideia da nova ferramenta do consignado é reduzir o número de fraudes. Hoje, os benefícios do INSS já vêm bloqueados para operações de empréstimo. Cabe aos segurados fazerem os desbloqueios pelo próprio Meu INSS. E tudo depende da captura de biometria dos beneficiários. No leilão, esse modelo deverá ser seguido. O pedido de empréstimo também será analisado a partir da confirmação de que se trata mesmo do beneficiário.

Redação com jornal extra  /  Imagem: Reprodução Agência Brasil