15/12/2025

ZAMBELLI RENUNCIA - Deputada presa na Itália manda carta abdicando do mandato ZAMBELLI RENUNCIA - Deputada presa na Itália manda carta abdicando do mandato




A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que está presa na Itália, comunicou oficialmente, neste domingo (14), sua renúncia ao mandato de parlamentar à Câmara dos Deputados. A informação foi confirmada pelo presidente do Partido Liberal, Sóstenes Cavalcante, em uma nota nas redes sociais.

Segundo Cavalcante, a renúncia foi uma decisão planejada e estratégica diante de "uma decisão vergonhosa" do Supremo Tribunal Federal.

"Ao renunciar antes da conclusão da cassação, Carla Zambelli preserva direitos, amplia possibilidades de defesa e evita os efeitos mais graves de um julgamento claramente politizado, ganhando margem jurídica para buscar liberdade e permanecer na Itália", explicou.

Ele acrescentou dizendo que a decisão da parlamentar não foi uma fuga: "É cálculo jurídico em um ambiente de exceção. Quando a Corte perde a imparcialidade, a estratégia passa a ser a única forma de proteção contra o arbítrio. História e direito ensinam: quem entende o jogo institucional, sobrevive a ele."

Com a renúncia de Zambelli ao cargo, quem assume agora será o suplente do Partido Liberal de São Paulo que recebeu mais votos, Adilson Barroso.

Cassação

Na quarta-feira (10), a Câmara decidiu rejeitar a cassação do mandato da deputada. O placar da votação foi de 227 votos a favor e 110 contra. Eram necessários 257 votos para aprovação da cassação.

Diante da deliberação que manteve o mandato da parlamentar, Alexandre de Moraes decidiu anular a resolução da Casa que oficializou o resultado da votação. Na sexta-feira (12), por unanimidade, a Primeira Turma do STF decidiu manter a decisão de Moraes.

QUEM É O SUPLENTE QUE ASSUME

Natural de Minas Gerais, Adilson Barroso é filiado ao Partido Liberal (PL) de São Paulo. Barroso é suplente da bancada do PL e já exerceu mandato parlamentar em ocasiões anteriores durante a atual legislatura.

Barroso é o primeiro suplente do estado pelo PL por ter conseguido mais de 62 mil votos no pleito.

Nas redes sociais, Adilson se apresenta como “bolsonarista de Direita, conservador, Patriota, amigo do Pres. Jair Bolsonaro, Michele Bolsonaro, Nikolas Ferreira”.


O parlamentar exerceu o mandato na vaga de Guilherme Derrite (PP-SP) entre 2023 e 2025. Derrite havia se licenciado para assumir a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, mas retomou o cargo no fim de novembro. Com o retorno, Barroso voltou à condição de suplente.

Redação com o dia e g-1  /  Imagens: Reprodução divulgação Ag. Câmara