29/11/2025

BOLSONARO NA PRISÃO - Ex-presidente enfrenta rotina rígida e isolamento enquanto aguarda saída da cadeia BOLSONARO NA PRISÃO - Ex-presidente enfrenta rotina rígida e isolamento enquanto aguarda saída da cadeia




Preso há uma semana na superintendência da Polícia Federal, em Brasília, Jair Bolsonaro (PL) tenta se adaptar à rotina limitada e ao isolamento imposto após a execução da pena relacionada ao caso do suposto plano de golpe de Estado. Aos 70 anos, o ex-presidente tem usado as manhãs para o banho de sol, embora a área restrita dificulte caminhadas que ajudariam nos episódios de soluço, refluxo e vômitos relatados por pessoas próximas.

Na cela especial de cerca de 12 m², Bolsonaro tem acesso à TV aberta para acompanhar notícias e jogos de futebol. A alimentação — preparada por Michelle Bolsonaro e autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes — segue orientação médica devido ao histórico de cirurgias abdominais e ao receio de refeições fornecidas pela PF. Segundo familiares e médicos que o visitam, o ex-presidente apresenta abalo emocional pela distância da família e reclama de não ter tido um julgamento justo.

As visitas têm priorizado apoio emocional e atualizações sobre os recursos que tentam reverter a situação e levar o ex-presidente para a prisão domiciliar. A defesa atribui à combinação de medicamentos a “confusão mental” citada após a violação da tornozeleira eletrônica, argumento que será usado nos próximos passos jurídicos. Bolsonaro também tem relatado dificuldade para dormir e foi orientado por seu cardiologista a ajustar a medicação.

A primeira semana de detenção teve visitas de Michelle Bolsonaro e dos filhos Flávio, Carlos e Jair Renan. Advogados e médicos seguem com acesso liberado ao ex-presidente, que, apesar da rotina rígida, mantém esperança em decisões que possam aliviar o isolamento imposto pela prisão na PF.

Redação com CNN-Brasil