14/11/2025

OUTRO BOLSONARO VIRA RÉU - Alexandre de Moraes vota para aceitar denúncia contra filho do ex-presidente OUTRO BOLSONARO VIRA RÉU - Alexandre de Moraes vota para aceitar denúncia contra filho do ex-presidente




A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal iniciou a análise da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), acusado de tentar interferir no julgamento que levou seu pai, Jair Bolsonaro (PL), à condenação por chefiar uma organização criminosa. 

Segundo o blog g1, a denúncia sustenta que Eduardo buscou, no exterior, articular medidas que pressionassem o STF e criassem obstáculos ao andamento da ação penal. Como estabelece o rito, a Primeira Turma avalia se aceita a acusação da PGR — decisão que pode resultar na abertura de processo criminal ou no arquivamento do caso.

O julgamento ocorre no plenário virtual do STF e segue até o dia 25 deste mês, salvo pedidos de vista ou destaque que possam alterar o cronograma. O relator, ministro Alexandre de Moraes, abriu a votação e será seguido pelos demais integrantes da Turma: Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.

O voto de Moraes

Ao detalhar seu posicionamento, Moraes afirmou que Eduardo Bolsonaro “insistiu na estratégia de ameaçar gravemente os ministros do Supremo Tribunal Federal, inclusive alardeando a possível aplicação das sanções aos demais ministros da Primeira Turma [...] para favorecer seu pai, Jair Messias Bolsonaro”.

Redação com Brasil-247  /  Imagens: Reprodução Ag. Câmara e TSE