11/11/2025

A COP VAI FICAR NA HISTÓRIA - Computadores, celulares e drones somem de espaço social em Belém — e sem sinal de arrombamento A COP VAI FICAR NA HISTÓRIA - Computadores, celulares e drones somem de espaço social em Belém — e sem sinal de arrombamento






Nem a COP30 escapou da insegurança. Computadores, celulares e drones da Rede de Trabalho Amazônico foram furtados na madrugada da última quinta-feira (7), dentro da Embaixada dos Povos, em Belém (PA) — e o mais curioso: sem nenhum sinal de arrombamento.

O crime aconteceu em plena Conferência do Clima da ONU, sob Garantia da Lei e da Ordem (GLO) decretada pelo presidente Lula. A Polícia Civil do Pará investiga o caso.

Os equipamentos estavam em um espaço destinado a movimentos sociais, e entre os itens levados estavam até o celular oficial da entidade. Segundo a Rede, o local abriga representantes de mais de 400 organizações de pescadores, ribeirinhos e povos indígenas.

Testemunhas serão ouvidas e imagens de câmeras de segurança analisadas. Até agora, ninguém foi identificado ou preso.

Dias antes, dois jornalistas estrangeiros também foram assaltados no centro histórico da capital paraense — um cenário nada favorável para a cidade que recebe líderes e autoridades de todo o mundo.

Além disso, a exploração reina na capital paraense com preços absurdos que vão de um espetinho a uma garrafa de água mineral de 500 ml que é encontrada por até vinte reais.

Redação com UOL e jornal de Brasília  /  Imagem: Reprodução divulgação