30/10/2025

DO NADA PARA LUGAR ALGUM - Rio e governo federal criam Escritório de Combate ao Crime Organizado DO NADA PARA LUGAR ALGUM - Rio e governo federal criam Escritório de Combate ao Crime Organizado




Um dia depois da operação mais letal da história do estado, que deixou 121 mortos nos complexos do Alemão e da Penha, o governador do Rio, Cláudio Castro e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciaram nesta quarta-feira a criação de um Escritório de Combate ao Crime Organizado. O grupo, que será comandado pelo secretário de Segurança Pública do Rio, Victor Cesar Santos, e pelo secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, vai reunir forças estaduais e federais para integrar ações e sufocar o dinheiro das facções.

— É um escritório para tomar ações ágeis. Será um núcleo do que pretendemos com o novo Plano Nacional de Segurança Pública, em discussão no Congresso. Estamos enfrentando um problema muito sério no Rio. Mas em breve teremos bons resultados — acrescentou o ministro.

O ministro e Castro explicaram que esse novo escritório será criado com a junção provisória das equipes de dois departamentos existentes que já exercem funções semelhantes: o Ficco (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) criada pela União, que tem entre os objetivos desarticular facções criminosas que atuam dentro e fora dos presídios e combater o tráfico de drogas, armas e munições; e o Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (Cifra), do governo do Estado.

Castro explicou que a ideia é juntar dois escritórios existentes para combater o crime sem burocracia.

Enquanto as autoridades se reuniam, o Palácio Guanabara estava cercado por policiais fortemente armados. A segurança foi reforçada após um protesto de moradores dos complexos da Penha e Alemão no final da tarde desta quarta-feira na Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, em frente a sede do governo.

Redação com jornal extra  /  Imagem: Reprodução EBC