10/10/2025

PRÊMIO NOBEL DA PAZ - Maria Corina Machado, opositora de Nicolás Maduro, é a escolhida PRÊMIO NOBEL DA PAZ - Maria Corina Machado, opositora de Nicolás Maduro, é a escolhida




O Comitê Norueguês do Nobel decidiu conceder o Prêmio Nobel da Paz de 2025 para a venezuelana Maria Corina Machado, opositora do ditador Nicolas Maduro, nesta sexta-feira (10).

A líder opositora venezuelana foi reconhecida por sua defesa pacífica da democracia e dos direitos humanos em meio à crise política no país. O prêmio também inclui bonificação em dinheiro de 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões), entregue pelo Comitê Norueguês do Nobel, em Oslo.

A líder opositora venezuelana foi reconhecida “por seus esforços persistentes em favor da restauração pacífica da democracia e dos direitos humanos na Venezuela”.

Segundo o Comitê Norueguês, María Corina Machado foi escolhida por representar “um dos exemplos mais extraordinários de coragem civil na América Latina nos últimos tempos”.

O texto do comitê descreve a opositora como uma figura unificadora em um cenário político antes fragmentado, capaz de reunir grupos rivais em torno da defesa de eleições livres e da restauração do Estado de Direito.

Redação com Agências / Imagem: Reprodução Tv