08/10/2025

MINISTROS AFASTADOS DOS PARTIDOS - André Fufuca e Celso Sabino resolvem ficar no governo Lula MINISTROS AFASTADOS DOS PARTIDOS - André Fufuca e Celso Sabino resolvem ficar no governo Lula




Ao anunciarem a permanência no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os ministros do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), e do Esporte, André Fufuca (Progressistas), desafiam os próprio partidos. Ambos acabaram afastados pelas siglas.

Sabino enfrentou a reação da sigla assim que anunciou seguir no governo, nesta quarta-feira (8). “Fico. Tenho a confiança do presidente Lula e pretendo continuar os trabalhos que venho desenvolvendo no Ministério do Turismo, com apoio de boa parte da bancada”, declarou o ministro em meio à pressão do União Brasil pelo desembarque da legenda.

A executiva do União Brasil considerou que o ministro praticou infidelidade partidária ao insistir na permanência no governo Lula. A decisão ocorreu em uma reunião da executiva com Sabino na sede nacional do partido, em Brasília. Dessa forma, o União Brasil acatou duas representações contra o ministro do Turismo, e abriu um processo que deve levar à expulsão de Sabino da sigla.

PP afasta Fufuca

Já o PP soltou nota nesta quarta sobre as providências tomadas contra o ministro do Esporte. “O Progressistas comunica que, diante da decisão de desobedecer a orientação da Executiva Nacional do partido e permanecer no Ministério do Esporte, o ministro André Fufuca fica, a partir de agora, afastado de todas as decisões partidárias, bem como da vice-presidência nacional do partido”, informou.

Segundo a sigla, a “Direção Nacional do Progressistas realizará, ainda, intervenção no diretório do Maranhão, retirando o ministro do comando da legenda no estado”.

Em nota, o ministro alegou que o trabalho e a atuação dele estão “acima de quaisquer questões e disputas partidárias internas”.

Fufuca também reforçou que a fidelidade é, primeiramente, destinada ao povo, que votou e concedeu a ele o mandato, e que seguirá contribuindo para a “boa gestão e governabilidade do país, lado a lado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

Redação com metrópoles