18/09/2025

BAIXARIA DE VEREADOR - Parlamentar chama Michelle Bolsonaro de ¨quenga¨e será expulso do PL BAIXARIA DE VEREADOR - Parlamentar chama Michelle Bolsonaro de ¨quenga¨e será expulso do PL




O presidente do PL em Recife, Paulo Muniz, será expulso da sigla após chamar a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro de "quenga" em um grupo de WhatsApp de vereadores da cidade. A decisão foi anunciada pela direção nacional e estadual na noite de terça-feira (16).

O parlamentar foi descoberto depois que a conversa vazou. Na ocasião, os vereadores se manifestavam sobre a condenação de 27 anos e 3 meses de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por liderar uma tentativa de golpe de Estado.

Após vereadores de partidos de esquerda comemorarem o resultado do julgamento do núcleo 1 da trama golpista, Paulo Muniz (PL) protestou: "Honesto é Lula e sua quenga (sic)".

Questionado por uma vereadora se ele se referia a Michelle Bolsonaro, Muniz digitou: "É. Duas quengas, tão dominando o mundo".

Michelle é presidente nacional do PL Mulher, mesmo partido de Paulo Muniz. O vereador assumiu a chefia do PL na capital pernambucana no mês passado, por decisão do presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto. 

Por meio de nota, o presidente da legenda no estado, Anderson Ferreira, classificou o ataque a Michelle como "inaceitável" e "reprovável". Ele ainda destacou que, diante da "indignação coletiva", as direções nacional e estadual do PL decidiram expulsar Paulo Muniz.

A ex-primeira-dama não se manifestou sobre o assunto, apenas publicou a nota oficial do partido na noite de terça-feira.

"Atacar uma liderança que representa milhões de brasileiras é inaceitável e afronta os princípios do nosso partido. Michelle Bolsonaro é símbolo de dedicação às causas sociais e de protagonismo feminino no PL, inspirando e fortalecendo a participação das mulheres na política", disse a nota da sigla.

"Diante da gravidade das declarações, a direção nacional e estadual decidiram pela expulsão do vereador, medida necessária para preservar o respeito às nossas lideranças e aos valores que orientam o partido", concluiu.

Para Paulo Muniz, Michelle é quenga e Janja também. Não houve até agora qualquer manifestação por parte da atual primeira dama do Brasil.

Redação com jornal o dia  /  Fotomontagem: Reprodução redes sociais