12/09/2025

CONDENAÇÃO DE BOLSONARO - Presidente americano diz que a decisão do Supremo o deixou insatisfeito CONDENAÇÃO DE BOLSONARO - Presidente americano diz que a decisão do Supremo o deixou insatisfeito




O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no início da noite desta quinta-feira (11) estar “surpreso” com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em declaração à imprensa, o republicano disse ainda estar “muito insatisfeito” com a decisão.

A Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. O julgamento é considerado histórico, por envolver um ex-chefe de Estado acusado de atentar contra a ordem democrática. O ex-presidente brasileiro foi condenado a 27 anos e 3 meses de cadeia.

“Eu achei que ele foi um bom presidente do Brasil. E é muito surpreendente que isso possa acontecer. Isso é muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Mas só posso dizer o seguinte: eu o conheci como presidente do Brasil”, afirmou.

A POSTAGEM DE MARCO RUBIO

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, comentou a condenação de Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e afirmou que o governo dos EUA dará "resposta à altura".

Em postagem no X, Rubio repetiu o presidente americano, Donald Trump, classificando o processo contra Bolsonaro de "caça às bruxas".

"As perseguições políticas pelo violador de direitos humanos e alvo de sanções Alexandre de Moraes continuam, enquanto ele e outros no Supremo Tribunal do Brasil decidiram injustamente prender o ex-presidente Jair Bolsonaro. Os Estados Unidos darão resposta à altura a essa caça às bruxas", afirmou Rubio.

O Itamaraty respondeu à publicação de Rubio dizendo que ameaças "não intimidarão" a democracia brasileira.

Redação com Metrópoles   /  Imagem: Reprodução divulgação PR