08/08/2025

AMEAÇA DE BOMBA - Avião com 170 passageiros faz pouso de emergência em Brasília AMEAÇA DE BOMBA - Avião com 170 passageiros faz pouso de emergência em Brasília




Um avião da Azul Linhas Aéreas fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Brasília na noite desta quinta-feira (7). Segundo a companhia, a mudança foi preventiva “devido a questões de segurança envolvendo ameaça de artefato explosivo a bordo”, ou seja, uma ameaça de bomba. Todos os 170 passageiros desembarcaram em segurança.

O avião, que decolou de São Luís (MA) com destino em Campinas (SP), tocou o solo às 20h45. Segundo a TV Globo, três horas após o pouso, os passageiros seguiam em uma “sala de segurança” no aeroporto e prestavam depoimento à Polícia Federal.

Com a suspeita, a Polícia Federal foi acionada para fazer uma varredura antibombas no avião. Por volta das 2h45 desta sexta (8), o órgão divulgou uma nota (veja abaixo) em que afirma que a presença do explosivo foi descartada e que a aeronave foi liberada para retornar à operação. A autoria da ameaça será investigada.

“As investigações sobre a autoria da ameaça seguem em curso”, detalhou o documento.

Em nota, a Inframerica, consórcio que administra o Aeroporto de Brasília, informou que o plano de contingência foi acionado e que não houve impacto em outros pousos e decolagens previstos para o terminal. Imagem da plataforma de monitoramento de voos FlightRadar24 mostra que o avião faz uma “curva brusca” no ar para se aproximar do Aeroporto de Brasília.

Veja a nota da Polícia Federal

“Após varredura antibombas, a Polícia Federal descartou a presença de qualquer artefato explosivo em aeronave da companhia aérea Azul que, na noite desta quinta-feira (7/8), teve voo alternado para Brasília. O avião foi liberado para retornar à operação.

As investigações sobre a autoria da ameaça seguem em curso“.

Veja a nota da Azul Linhas Aéreas

“A Azul informa que o voo AD4816 (São Luiz-Viracopos) declarou emergência e precisou alternar para o aeroporto de Brasília, preventivamente, devido a questões de segurança envolvendo ameaça de artefato a bordo. O pouso aconteceu normalmente, e os Clientes e Tripulantes desembarcaram em total segurança.

A Azul vai garantir todo o suporte necessário após a liberação das autoridades. A Companhia ressalta que medidas como essas são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a Azul“.

Redação com Agências / Imagem: Reprodução Tv Globo