18/01/2018

Ricardo abre 27º Salão do Artesanato da Paraíba e destaca evolução da produção local Ricardo abre 27º Salão do Artesanato da Paraíba e destaca evolução da produção local




O governador Ricardo Coutinho participou da abertura do 27º Salão do Artesanato da Paraíba, que este ano tem como tema “A tradição, a sustentabilidade e a evolução do artesanato paraibano”. O evento, que ocorreu na noite desta quarta-feira (17), no Espaço Cultural, contou com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, que acompanhou o desfile do grupo Ondinas de Cabedelo, com a coleção Flores Astrais, do estilista Léo Mendonça.

 

Para Ricardo, apesar do momento de crise, a cada edição do Salão do Artesanato, realizado pelo Governo do Estado, por meio do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), nunca se deixou de investir, acreditar e evoluir a produção local. “Destas 27 edições, 15 foram feitas na gestão comandada por mim. A cada edição, invariavelmente, cresceu a qualidade. Hoje os espaços são muito mais apropriados e se tem uma lógica de comercialização muito mais forte. Isso casa muito com uma questão essencial para a humanidade, que é a evolução. As políticas que o nosso governo desenvolve têm essa proposta”, declarou.

 

Artesanato indígena, algodão colorido, produtos da agricultura familiar, couro, renda renascença, crochê, cerâmica, peças em madeira, metal, aço e outros produtos são encontrados no 27º Salão do Artesanato da Paraíba, que acontece de 17 de janeiro a 6 de fevereiro. O evento conta com 370 artesãos presentes e no total 3.320 envolvidos, somando os componentes de associações e cooperativas de 78 cidades paraibanas.

 

A gestora do PAP, Lu Maia, afirmou que esse é o momento dos artesãos paraibanos garantirem destaque para seus produtos, o que valoriza a cultura popular e fomenta a economia. “Nós incentivamos o artesanato paraibano, que possui qualidade estética rica e cultural, além da sustentabilidade na forma de elaborar o nosso artesanato, com atitudes que visam o desenvolvimento de um país com sustentabilidade econômica, social e ambiental”, pontuou.

 

O secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires, declarou que o 27º Salão do Artesanato é uma das iniciativas do Governo do Estado que estabelece um elo entre turistas e a arte produzida na Paraíba. “A Paraíba não olha atrás dos outros Estados. São os outros que estão olhando para gente. Nós já somos inspiração e modelo para que eles venham nos visitar e perceber o que há de bom. Um programa como esse ajuda a contribuir para diminuir as desigualdades sociais”, disse.


Redação com SECOM/PB