06/04/2025

CHUVA CAUSA DESTRUIÇÃO - Vários estados foram afetados neste sábado CHUVA CAUSA DESTRUIÇÃO - Vários estados foram afetados neste sábado




Fortes chuvas atingiram todo o Brasil neste sábado (5), principalmente a região Sudeste. Em Vitória (ES), ruas e casas foram inundadas e, em Belém (PA), a Polícia Militar realizou resgates após o naufrágio de um barco com crianças e pescadores. No Rio de Janeiro, Petrópolis está em estado de alerta, e sirenes foram acionadas devido a riscos de deslizamentos e transbordamento dos rios. Na cidade, que faz parte da região serrana do estado, escolas foram abertas de emergência para abrigar moradores de áreas de risco, sob orientação da Defesa Civil.

A Prefeitura de Petrópolis também registrou ponto de transbordamento do Quitandinha na Rua Coronel Veiga, que foi interditada.

Por conta do risco, as sirenes também foram acionadas nas regiões Alto da Serra, Vila Felipe, São Sebastião e Alto independência.

Angra dos Reis (RJ), a cidade mais afetada desde sexta-feira (4), decretou situação de emergência neste sábado (5). De acordo com informações da prefeitura, o volume acumulado ultrapassou os 324 mm em 24h e 357mm em 48h.

No litoral paulista, em Ubatuba, A forte chuva provocou enchentes entre a noite da última sexta-feira e a madrugada deste sábado. Em 12 horas, segundo a Defesa Civil do Estado, foi registrado um acumulado de 138 milímetros de chuva no loteamento Marafunda.

Postos de municípios do Ceará registraram chuvas neste sábado, 5, de acordo com o monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A cidade que registrou um maior aporte de chuvas foi Crateús, com 74,5 mm anotados. Outros municípios que registraram grandes volumes foram Iguatu (61 mm), Granja (60 mm) e Russas (34,2 mm).

Além dos municípios no Interior do Estado, Fortaleza também teve registros chuvosos, nos bairros Castelão (18,2 mm), Messejana (12,6 mm) e Maraponga (14,8 mm).

Redação com Agências / Imagem: Reprodução redes sociais