09/01/2018

Medo da violência e descrença na Justiça explicam apoio à pena de morte Medo da violência e descrença na Justiça explicam apoio à pena de morte




O que está por trás do apoio da maioria da população à pena de morte? Para especialistas, o fato de 57% dos brasileiros se dizerem favoráveis à pena capital, conforme apontado por pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, nesta segunda-feira (8/1), está relacionado à descrença do cidadão na Justiça do país.

Esta é a primeira vez que a maioria dos entrevistados pelo instituto se diz a favor da adoção da mais drástica das punições. Na análise anterior, em 2008, 47% das pessoas se diziam favoráveis.

 Para o cientista político e especialista em segurança pública Antônio Testa, a falta de confiança nas leis faz com que as pessoas busquem outra forma de obter a sensação de justiça. “Todos sabem que o criminoso vai ser solto em pouco tempo. Por isso, esse sentimento. Enquanto não acabar essa sensação de insegurança e impunidade, as pessoas vão continuar querendo a pena de morte”, analisa.
Redação com CB