23/12/2017

Lá é diferente. Ex-presidente da CBF, José Marin é condenado em NY e tem prisão decretada Lá é diferente. Ex-presidente da CBF, José Marin é condenado em NY e tem prisão decretada




O ex-presidente da CBF, José Maria Marin, e o ex-presidente da Conmebol, o paraguaio Juan Angel Napout, foram considerados culpados por associação para delinquir, fraude bancária e lavagem de dinheiro, nesta sexta-feira, durante julgamento do escândalo de corrupção que sacudiu a Fifa.
Após sete semanas no tribunal e seis dias de deliberações, o júri de Nova York não tirou conclusões sobre se o terceiro acusado, o ex-presidente da Federação Peruana, Manuel Burga, é culpado ou não da acusação de associação para delinquir. 
Marin, que comandou o futebol brasileiro entre março de 2012 e maio de 2015, foi declarado culpado em seis dos sete delitos dos quais era acusado, por aceitar subornos em troca de contratos de transmissão e marketing em jogos da Libertadores e da Copa América.
Segundo a procuradoria, Napout, Marin e Burga entraram em acordo para receberem, respectivamente, 10,5 milhões, 6,55 milhões e 4,4 milhões de dólares em subornos de empresas esportivas, entre 2010 e 2016.

Prisão imediata

Presentes no tribunal, os acusados escutaram o veredito de maneira séria e sem demonstrar reações. Os filhos de Napout e sua esposa, visivelmente nervosos, eram os únicos familiares dos acusados no tribunal.
A juíza Pamela Chen, responsável do caso Fifa, vai decidir a sentença dos condenados. No entanto, a magistrada determiou que os culpados fossem presos de maneira imediata até a sentença final. 
Redação com CB