10/06/2024

LULA REÚNE REITORES - Presidente recebe em Brasília dirigentes de Universidades e Institutos Federais LULA REÚNE REITORES - Presidente recebe em Brasília dirigentes de Universidades e Institutos Federais




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne, nesta segunda-feira (10), com reitores de universidades e institutos federais. Os servidores públicos pressionam o governo federal em greve que já ultrapassa os 50 dias e, entre as reivindicações, estão aumento salarial e mudanças na progressão de carreira. 

Uma das opções avaliadas pela gestão petista é de aumento no orçamento das instituições educacionais, além de obras via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A reunião está prevista para ocorrer às 9h, no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro estava previsto inicialmente para ocorrer no último dia 5, mas foi cancelado em função da viagem de Lula para o Rio Grande do Sul, devastado por chuvas e enchentes desde o fim de abril. Tratou-se da quarta viagem do presidente ao estado, onde anunciou medidas voltadas para os trabalhadores. Em relação aos reitores, esta será a segunda reunião, tendo sido a primeira realizada em 2.023.

Agora, Lula vai discutir pessoalmente a greve e a situação das instituições educacionais com os reitores. A reunião vai contar também com a participação dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Camilo Santana (Educação) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação). Atualmente, mais de 60 universidades federais estão em greve em todo o país.

A associação argumenta ser necessário o acréscimo de, no mínimo, R$ 2,5 bilhões para o funcionamento básico das universidades federais. “Esses recursos são imprescindíveis para custear, entre outras despesas, água, luz, limpeza e vigilância, e para garantir bolsas e auxílios aos estudantes”, alertam os reitores e reitoras em nota.

Redação com R-7 / Imagem: Reprodução divulgação PR