13/05/2024

TEMPORAL NO SUL DO BRASIL - Chuvas intensas voltam a cair no Rio Grande do Sul e governo alerta para evacuação TEMPORAL NO SUL DO BRASIL - Chuvas intensas voltam a cair no Rio Grande do Sul e governo alerta para evacuação




O Rio Grande do Sul inicia esta semana em alerta com o volume de chuvas, crescimento elevado do nível dos rios, risco de deslizamentos e queda nas temperaturas.

A partir desta segunda (13), Porto Alegre pode registrar uma nova cheia histórica, com a possibilidade do lago Guaíba atingir 5,5 metros nas próximas 48 horas, ultrapassando o pico de 5,3 metros do último dia 5.

Com as chuvas intensas que voltaram a cair em diversos municípios do Rio Grande do Sul na noite de sábado (11), inclusive na capital, Porto Alegre, a Defesa Civil gaúcha emite novos alertas para que a população busque por áreas seguras.

Entre as regiões com “risco de inundação severa” estão os vales do Taquari e do Caí, de acordo com os alertas mais recentes da Defesa Civil. “Quem mora em regiões próximas, ou em áreas com histórico de alagamentos ou inundações deve sair com antecedência, de forma ordenada, buscando um local seguro para permanecer”, orienta o órgão.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, fez um apelo, neste domingo (12), para que quem voltou para casa após o recuo das águas volte a deixar os locais suscetíveis a alagamentos. “Saia imediatamente porque as águas voltarão, e a pessoa provavelmente terá que ser resgatada [se ficar]”, disse ele em vídeo publicado na conta da prefeitura no Instagram.

Há chance de geada no extremo sul do estado, porque uma forte massa de ar frio ingressa no estado também nesta segunda-feira.

Redação com g-1 e CNN-Brasil / Imagem: Reprodução Agência Brasil