02/05/2024

QUEREM DESTRONAR ADRIANO - PSDB diz a Fachin que não tem interesse e pede arquivamento de ação contra posse de Galdino QUEREM DESTRONAR ADRIANO - PSDB diz a Fachin que não tem interesse e pede arquivamento de ação contra posse de Galdino




O jurídico da Executiva Nacional do PSDB encaminhou, nesta quinta-feira, uma manifestação ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), informando da desistência da ação revelada pelo Blog Wallison Bezerra na última terça-feira (30) que visava derrubar a eleição do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, para o segundo biênio.

Agora, caberá ao ministro Fachin decidir se dar continuidade à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ou vai arquivar o processo movido pelo PSDB.

Em 2.020, o próprio Fachin rejeitou um pedido semelhante feito pela Rede Sustentabilidade, que tentou recuar da ADI contra o inquérito das Fakes News, mas não teve o pleito acatado pelo magistrado. No despacho, o ministro levou em consideração o artigo 5º da Lei 9.868/1.999.

Deputado Adriano Galdino - O que ocorre nos bastidores?

O presidente do PSDB na Paraíba, Pedro Cunha Lima, disse que houve um equívoco na ação do partido, aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), para questionar a eleição antecipada de Adriano Galdino, para o segundo biênio (2.025-2.026), à presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). 

Em entrevista à Rádio  Arapuan, nesta quinta-feira (2), Pedro disse que os dirigentes da sigla na Paraíba foram pegos de surpresa pela decisão da executiva nacional do PSDB e que manter a ação seria uma contradição, já que o partido votou na chapa de Adriano Galdino.

Afinal das contas, quem ajuizou a ação no STF e está querendo destronar Galdino da presidência da Assembleia paraibana?

Redação com Wallison Bezerra/ click-PB / Imagem: Reprodução divulgação STF