27/03/2024

MACRON NO BRASIL - No 2º dia no país, presidente francês participa de lançamento de submarino no Rio MACRON NO BRASIL - No 2º dia no país, presidente francês participa de lançamento de submarino no Rio




Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da França, Emmanuel Macron, participa na manhã desta quarta-feira (27) do lançamento ao mar do Tonelero, um submarino convencional de propulsão diesel-elétrica, na Base Naval de Itaguaí (RJ). O equipamento foi construído por meio do Prosub (Programa de Submarinos), numa parceria que o Brasil e a França firmaram em 2.008.

O submarino tem 71 metros de comprimento e possui deslocamento submerso de 1.870 toneladas. Depois de colocado na água, ele será submetido a teste para avaliar as condições de estabilidade no mar e os sistemas de navegação e combate.

O procedimento de submersão é rápido e leva cerca de 30 minutos. O gesto será feito pela primeira-dama, Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja. Nessa parte da visita de Macron ao Brasil, os líderes vão discutir o futuro do programa dos produtos aquáticos de defesa territorial.

O presidente francês desembarcou no Brasil nessa terça (26) e cumpriu agendas em Belém (PA), acompanhado de Lula. Macron segue para São Paulo (SP) na tarde desta quarta (27) e chega a Brasília nesta quinta (27), último dia no Brasil.

Redação com R-7 e Agência Brasil