24/03/2024

POLÍCIA FEDERAL NAS RUAS DO RIO - Presos os mandantes da morte de Marielle Franco POLÍCIA FEDERAL NAS RUAS DO RIO - Presos os mandantes da morte de Marielle Franco




Os irmãos Domingos Brazão-conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro- ,Chiquinho Brazão-Deputado Federal- e o delegado Rivaldo Barbosa-ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro- foram presos ao amanhecer deste domingo (24) apontados como mandantes do atentado contra Marielle Franco, em março de 2.018, no qual também morreu o motorista Anderson Gomes.

Os três foram alvos de mandados de prisão preventiva na Operação Murder, Inc., deflagrada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e pela Polícia Federal (PF).

Mandados de busca

Além das três prisões neste domingo, foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão na sede da Polícia Civil do Rio e no Tribunal de Contas do Estado. A TV Globo apurou que entre os alvos estão o delegado Giniton Lages, titular da Delegacia de Homicídios à época do atentado e o primeiro a investigá-lo, e um de seus principais subordinados, identificado como Marco.

Os agentes apreenderam documentos e levaram eletrônicos para perícia.

Os investigadores ainda trabalham para definir por que Marielle foi morta. Do que já se sabe, o motivo tem a ver com a expansão territorial da milícia no Rio.

A Polícia Federal encontra-se no gabinete do conselheiro de TCRJ Domingos Brazão, onde faz buscas. Vários outros pontos do Rio de Janeiro também são alvos de busca e apreensão. O ministro Alexandre de Moraes também determinou o afastamento de servidores públicos que estariam envolvidos no caso.

O ministro da justiça, Ricardo Lewandowsky dará uma entrevista coletiva explicando toda a operação.

Notícia em atualização.

Redação com g-1 / Fotomontagem: Reprodução redes sociais