09/03/2024

BOLSONARO & MILITARES - Ministro proíbe ex-presidente de comparecer a eventos das Forças Armadas BOLSONARO & MILITARES - Ministro proíbe ex-presidente de comparecer a eventos das Forças Armadas




O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu uma decisão proibindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros envolvidos na suposta tentativa de golpe contra as eleições de 2.022, investigada pela Polícia Federal, de participarem de eventos nas Forças Armadas e no Ministério da Defesa.

A medida, datada de quinta-feira (7), tem como alvos Bolsonaro e diversos militares, incluindo ex-ministros como Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Braga Netto (Casa Civil) e Paulo Sergio Nogueira (Defesa). Também foram intimados o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres.

Bolsonaro destina aos militares recursos que não usou no Bolsa Família

Imagem: Reprodução redebrasilatual

De acordo com Moraes, os mencionados estão proibidos de participar de “cerimônias, festas ou homenagens realizadas no Ministério da Defesa, na Marinha, na Aeronáutica, no Exército e nas Polícias Militares”. Segundo a Folha de S.Paulo, o ministro estabeleceu uma multa diária de 20 mil reais em caso de descumprimento dessa determinação.

Além de notificar os envolvidos, Moraes comunicou a proibição ao Ministério da Defesa e aos comandos das Forças Armadas. A decisão é parte da investigação sobre supostas tratativas de golpe de Estado, que ocorre dentro do inquérito das milícias digitais.

Redação com DCM e Agência Brasil