22/02/2024

SÃO JOSÉ DA MATA - Prefeitura de Campina Grande inicia consultas pediátricas em Policlínica SÃO JOSÉ DA MATA - Prefeitura de Campina Grande inicia consultas pediátricas em Policlínica




A Policlínica Dr. Severino Bezerra Cabral, localizada no distrito de São José da Mata, iniciou os atendimentos pediátricos, como mais uma ação de expansão e descentralização dos serviços, ampliando o acesso à saúde de crianças em mais um ponto da cidade. Realizado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, o serviço é desenvolvido pelo Hospital da Criança e do Adolescente (HAC).

Segundo a pedriatra Michelle Nóbrega, a ação é de suma importância para a ampliação da oferta do serviço para localidades que não estejam na região central de Campina Grande. Somente no distrito de São José da Mata, cerca de 15 crianças já receberam atendimento.

“Os atendimentos estão sendo realizados em unidades mais afastadas para que a população possa ter acesso ao serviço pediátrico. O fluxo de consultas depende das unidades, mas a média de atendimento é de 6 a 8 crianças por turno. Isto evita que a população se desloque para mais longe em busca das consultas, e aqui em São José da Mata elas conseguem ir ao pediatra com mais frequência”, salientou.

Os atendimentos ocorrem sempre às quartas-feiras no turno da manhã. Para a realização das consultas, é necessária a prévia marcação nas unidades básicas do distrito, que resulta no encaminhamento para o atendimento pediátrico.

A agricultora Maria de Fátima Bulcão, comemorou a oferta das consultas pediátricas, e ressaltou que, a partir de agora, não há mais a necessidade de se deslocar para a região central de Campina Grande em busca de consulta pediátrica.

“De primeira, a gente se locomovia para a unidade do Hospital da Criança e do Adolescente ou então Para o Francisco Pinto, e hoje nós temos uma médica aqui Policlínica de São José da Mata. Isso é maravilhoso tanto para o atendimento da criança, quanto para nós enquanto mãe. Eu só tenho que agradecer por esse trabalho”, afirmou a mãe da pequena Sara Chaves, de um ano.

Desde dezembro de 2.023, a Unidade Básica de Saúde Antônio Virgílio Brasileiro, no Complexo Habitacional Aluízio Campos, vem realizando consultas pediátricas para as famílias da região. Os atendimentos acontecem às terças-feiras, a partir das 14h.

Além disso, é possível encontrar atendimento pediátrico também no Centro de Saúde da Palmeira, na Policlínica da Zona Leste, na Policlínica do Catolé e na Policlínica da Liberdade.

O Centro de Saúde Francisco Pinto atende, diariamente, pela manhã e à tarde, de segunda à sexta-feira. Para as urgências e emergências pediátricas a indicação é o Hospital da Criança e do Adolescente (24 horas).

CODECOM-PMCG