18/02/2024

LEWANDOWSKY EM MOSSORÓ - Ministro vai ao RN para acompanhar buscas a fugitivos de prisão LEWANDOWSKY EM MOSSORÓ - Ministro vai ao RN para acompanhar buscas a fugitivos de prisão





O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski,viaja na manhã deste domingo (18) a Mossoró, no Rio Grande do Norte, para acompanhar as buscas aos dois detentos da penitenciária federal de segurança máxima localizado no município, além da investigação sobre o caso.

A previsão é que o ministro embarque de Brasília para Mossoró às 7h, acompanhado do diretor-geral em exercício da Polícia Federal, Gustavo Souza.

Em Mossoró, Lewandowski deve se reunir com os chefes das equipes à frente das buscas dos dois fugitivos. As agendas também serão acompanhadas pelo secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia. Ele está em Mossoró desde quarta-feira (14), dia da fuga.


Nesta semana, o ministro buscou ressaltar que a fuga foi um episódio localizado e que custou “muito barato”, porque aparentemente os fugitivos se aproveitaram de uma série de erros e de equipamentos que já estavam no local, como um alicate pra cortar a cerca por conta de uma obra no presídio.

O ministro listou uma série de falhas e disse que nada aponta pra um plano organizado de fuga. Algumas das falhas citadas são que parte das câmeras de segurança não estava funcionando corretamente e algumas luminárias estavam queimadas. Ele ainda citou erros estruturais na construção do presídio que teriam facilitado a fuga.

Os nomes dos fugitivos foram incluídos no sistema de alerta vermelho da Interpol e a prioridade é para a recaptura deles. Mais de 300 agentes estão nesse trabalho, fora o uso de helicópteros e drones.

A região é de mata e os investigadores acreditam que os fugitivos estejam perto ainda do presídio.

Há ainda uma investigação de caráter administrativo para apurar as responsabilidades da fuga e um inquérito da Polícia Federal para apurar supostos crimes de eventuais pessoas que podem ter facilitado a fuga.

Redação com CNN-Brasil / Imagens: Reprodução redes sociais