17/02/2024

BRASIL & PALESTINA - Lula se reúne com premiê palestino na Etiópia BRASIL & PALESTINA - Lula se reúne com premiê palestino na Etiópia




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou neste sábado (17) com o primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Mohammad Shtayyeh, e participa da Cúpula da União Africana, em Adis Abeba, capital da Etiópia. O presidente brasileiro se encontraria com António Guterres, mas o secretário-geral das Nações Unidas cancelou a viagem.

Na sexta-feira (16), o presidente visitou museu, participou de solenidade, de reuniões com o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmede, e de um evento sobre financiamento climático para agricultura e segurança alimentar. Lula desembarcou na Etiópia na tarde da quinta-feira (15).

Esse é o segundo giro de Lula por países da África desde que tomou posse como presidente da República no terceiro mandato. Ele teve atividades no Egito na quarta-feira (14) e quinta-feira (15). No ano passado, Lula passou por África do Sul, Angola e São Tomé e Príncipe.

Na campanha eleitoral de 2.022, Lula colocou entre as diretrizes do programa de governo a previsão de "reconstruir" as relações entre o Brasil e países africanos. Antecessor de Lula, Jair Bolsonaro não visitou países africanos durante o seu mandato (2.019-2.022).

Redação com g-1 / Imagem: Reprodução divulgação PR