15/02/2024

EXÉRCITO EXONERA COMANDANTES - Oficiais alvos de operação da Polícia Federal deixam comandos de unidades EXÉRCITO EXONERA COMANDANTES - Oficiais alvos de operação da Polícia Federal deixam comandos de unidades




O Exército Brasileiro exonerou nesta quarta-feira (14) dois militares investigados pela Polícia Federal por suposto envolvimento na tentativa de golpe de Estado e de abolição do Estado democrático de Direito. Os tenentes-coronéis Guilherme Marques Almeida e Hélio Ferreira Lima ocupavam, respectivamente, o comando do 1º Batalhão de Operações Psicológicas de Goiânia (GO) e da 3ª Companhia de Forças Especiais de Manaus (AM).

Eles perderam os cargos de liderança, mas permanecem no Exército. A portaria com as exonerações foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta (14) e é assinada pelo comandante da instituição, general Tomás Paiva.

Em nota, o Centro de Comunicação Social do Exército informou que as exonerações ocorreram conforme as "decisões jurídicas acerca do assunto". "O Exército, enquanto Instituição que prima pela legalidade e pela harmonia entre os demais entes da República, colabora com as autoridades responsáveis pelas investigações conduzidas", completou.

Redação com R-7 / Imagem: Reprodução divulgação EB