11/02/2024

O PREÇO DO ARROZ - Produto atinge o maior valor em dezoito anos O PREÇO DO ARROZ - Produto atinge o maior valor em dezoito anos




Um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, o arroz está pesando no orçamento doméstico. Em dezembro de 2.023, o produto atingiu o maior valor em dezoito anos e a previsão é de queda dos preços só a partir de julho deste ano.

A Índia, responsável por 40% do fornecimento global de arroz, é apontada como a principal vilã para esse quadro, após adotar, em julho de 2.023, restrições às exportações.

Já no Brasil, as chuvas e os ciclones que atingiram, nos últimos meses, o Rio Grande do Sul, maior produtor do cereal do país, atrapalharam a colheita e atrasaram o plantio da próxima safra.

As consequências podem ser observadas nas prateleiras. A queda nas vendas vem se acentuando em todo o Brasil, de acordo com a pesquisa da Abras. O pacote de 5kg de arroz ultrapassa a marca de 30 reais em muitos locais, patamar não observado desde o auge da pandemia.

Em contrapartida, um levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) divulgado em outubro, mostra que o brasileiro tem utilizado as massas como substituta ao cereal.

Redação com canal rural e R-7 / Imagem: Reprodução redes sociais