09/02/2024

COMPLICANDO A SITUAÇÃO - Polícia Federal encontra na sede do PL documento com argumentos para decretação do estado de sítio COMPLICANDO A SITUAÇÃO - Polícia Federal encontra na sede do PL documento com argumentos para decretação do estado de sítio




A Polícia Federal encontrou na tarde desta quinta-feira (8) um documento que anuncia a decretação de um estado de sítio no país. Apócrito e sem assinatura, o documento estava na sede do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília.  A descoberta foi revelada pelo g-1 e confirmada pelo UOL.

O teor do documento se assemelha ao de um discurso. Ele diz que, para “assegurar a necessária restauração do Estado Democrático de Direito” e “jogando de forma incondicional dentro das quatro linhas”, seria decretado um estado de sítio. A expressão “dentro das quatro linhas da Constituição” era usada frequentemente por Bolsonaro em seus discursos, para atacar o STF.

Também seria anunciada uma operação de Garantia de Lei e da Ordem.

A autoria do documento ainda é desconhecida. Ele foi encontrado durante buscas na sede do PL em meio à operação Tempus Veritatis, que mira suposta organização criminosa que tentou dar um golpe de Estado para manter Bolsonaro na Presidência.

Procurado, o advogado Paulo Cunha Bueno, que defende Bolsonaro, afirmou que o presidente “desconhece” o documento.

“PR desconhece esse documento sobre estado de sítio, merecendo observar que o estado de sítio, para ser decretado, demanda a convocação e aprovação prévia do Conselho da República e do Conselho de Segurança. Depois disso, precisa ser aprovado no Congresso. Portanto, não existe estado de sítio como ato unilateral de um presidente, o que o torna incompatível com um golpe de Estado nos moldes como está sendo narrado hoje”, disse.

A descoberta foi revelada pelo G1 e confirmada pelo UOL.