08/02/2024

LIRA PRESSIONA NÍSIA TRINDADE - Relação entre governo e Câmara volta a ficar estremecida LIRA PRESSIONA NÍSIA TRINDADE - Relação entre governo e Câmara volta a ficar estremecida




A relação entre o governo e o presidente da Câmara, Arthur Lira, ainda é tensa. Mais um capítulo do desentendimento foi escrito nesta quarta-feira(7): Lira, juntamente de líderes da oposição, querem que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, explique os repasses de recursos das emendas parlamentares aos municípios. 

A ideia do Presidente Lula é não alimentar os desentendimentos entre Arthur Lira e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Lira apresentou requerimento para Nísia explicar como foram aplicadas as emendas parlamentares na Atenção Primária (PAP) e na Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC) em 2.023.

O requerimento de informações foi assinado pelo próprio Lira na segunda-feira (5). Não é comum o presidente da Câmara usar essa prerrogativa para cobrar dados do governo federal.

Nísia terá que responder se existe distinção na composição dos tetos impostos às emendas parlamentares e aos recursos de transferências próprias da Saúde. Em caso afirmativo, Lira exigiu explicações sobre os parâmetros adotados por Nísia para fixar um teto para as emendas parlamentares.

No total, Lira apresentou sete questionamentos sobre a execução orçamentária do Ministério da Saúde. Ele declarou que trata como “urgente” a apresentação de informações sobre a distribuição dos recursos e a relação de beneficiários e valores.

DOIS PARAIBANOS ASSINARAM

Os parlamentares que assinaram o requerimento são: Hugo Motta (Republicanos-PB), Afonso Motta (PDT-RS), Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Adolfo Viana (PSDB-BA), Romero Rodrigues (Podemos-PB) e Altineu Côrtes (PL-RJ).

Redação com R-7 e outros sites / Fotomontagem: Reprodução redes sociais