05/02/2024

SEGURANÇA REFORÇADA NO NORTE - Exército finaliza envio de blindados a Roraima para guarnecer a fronteira SEGURANÇA REFORÇADA NO NORTE - Exército finaliza envio de blindados a Roraima para guarnecer a fronteira




O Exército brasileiro finalizou o envio de 28 blindados para Roraima, segundo informou o governo federal neste domingo (4). O objetivo é reforçar a segurança na fronteira com a Venezuela e a Guiana depois do aumento da tensão entre os dois países por causa da disputa pelo território de Essequibo, região rica em petróleo.

A transferência dos veículos para a região Norte faz parte da Operação Roraima. Os blindados saíram de Campo Grande (MS) em 17 de janeiro e chegaram a Manaus na semana passada, após percorrerem mais de 3,5 mil quilômetros. Em seguida, foram deslocados até Roraima, informou o governo.

O comboio que chegou a Roraima foi composto por:

• 14 Viaturas Blindadas Multitarefa 4×4 Guaicurus (todas equipadas com sistemas de armas remotamente controlados, meios optrônicos de visão termal e módulos de comando e controle);

• 8 Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas Guarani; e

• 6 Viaturas Blindadas de Reconhecimento Média Sobre Rodas EE-9 Cascavel;

• além de outras viaturas administrativas.

O Centro de Comunicação Social do Exército informou, por meio de nota, que “a chegada dos blindados é resultado do planejamento do Exército Brasileiro voltado para reforçar e priorizar a Amazônia” e a estrutura da unidade militar de Roraima tem sido ampliada de esquadrão para regimento.

“Após a transformação completa da unidade, prevista para 2.025, o Regimento passará a ter três esquadrões e um efetivo de cerca de 600 militares”, informou o Exército.

Redação com R-7 / Imagem: Reprodução divulgação EB