03/02/2024

FOGO E MORTES NO CHILE - Governo chileno decreta emergência. Incêndios causaram 10 mortes FOGO E MORTES NO CHILE - Governo chileno decreta emergência. Incêndios causaram 10 mortes




Pelo menos dez pessoas morreram em decorrência dos incêndios que atingiram a região de Valparaíso, entre outras no centro e sul do Chile, segundo um relatório oficial provisório. Por conta disso, o presidente do país, Gabriel Boric, decretou “estado de emergência por catástrofe para ter todos os recursos necessários” para combater os incêndios.

A delegada presidencial regional de Valparaíso, Sofía González, explicou que “de acordo com as informações fornecidas pela polícia, existem dados preliminares sobre a morte de cerca de 10 pessoas”.

González enfatizou que “estamos no meio do combate a um incêndio ativo, com as equipes trabalhando muito”.

Além disso, apelou à população para “colaborar evitando dirigir até às zonas de evacuação, pois isso dificulta o envio eficiente de equipes de emergência”.

Devido à gravidade dos incêndios florestais na Quinta Região, e para “ter todos os recursos necessários”, o presidente Gabriel Boric declarou estado de emergência. Ele ainda disse que “a situação dos incêndios florestais, principalmente na 5ª região, é muito difícil devido às temperaturas e aos ventos”.

Segundo informações preliminares, pelo menos 7 mil hectares foram consumidos pelas chamas.

Redação com sistema Globo e CNN-Brasil / Imagem: Divulgação Polícia chilena