02/02/2024

NOVAS CONDENAÇÕES - Alexandre de Moraes vota por condenar mais 12 réus do 08 de Janeiro NOVAS CONDENAÇÕES - Alexandre de Moraes vota por condenar mais 12 réus do 08 de Janeiro




O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, votou já nesta sexta-feira (2) para condenar mais 12 acusados pela Procuradoria-Geral da República  por participação nos atos extremistas do 8 de Janeiro de 2.023, em Brasília. São 11 homens e uma mulher, com penas de 12, 14 e 17 anos. O primeiro julgamento de 2.024 sobre o caso começou um dia após a cerimônia de abertura do ano no Judiciário.

Os 12 réus, presos durante os ataques aos prédios da praça dos Três Poderes, foram acusados dos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

As ações serão analisadas pelos demais ministros da Côrte de forma virtual até a próxima sexta (9). No julgamento virtual, não há discussão. Os ministros votam por meio do sistema eletrônico do tribunal. Se há um pedido de vista, o julgamento é suspenso. Já quando ocorre um pedido de destaque, o julgamento é reiniciado no plenário físico.

Redação com R-7 / Imagem: Reprodução redes sociais