31/01/2024

MUDANÇAS NA ABIN - Presidente Lula demite nº 2 da Abin e mais 7 diretores MUDANÇAS NA ABIN - Presidente Lula demite nº 2 da Abin e mais 7 diretores




O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu pela demissão do diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alessandro Moretti, o número 2 na cúpula da agência. A demissão ocorre em meio a investigações da Polícia Federal, que apura suposta espionagem ilegal pelo órgão durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A demissão de Moretti já era esperada pelo Palácio do Planalto, uma vez que o nome do diretor adjunto foi citado nas investigações sobre um “possível conluio” dos investigados na operação com a atual direção da Abin.

Fontes ouvidas pela agência de notícias Reuters apontam que Lula também é pressionado pela demissão do diretor-geral da agência, Luiz Fernando Corrêa, com quem o presidente quem tem proximidade. Corrêa atuou como diretor-geral da Polícia Federal durante o segundo mandato de Lula e é da confiança do presidente.

Segundo a Polícia Federal, as investigações apuram movimentações ilegais na agência ocorridas durante o governo Bolsonaro. O relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Alexandre de Moraes, levantou o sigilo da decisão que autorizou as ações e revelou os apontamentos da PF sobre a atuação da cúpula da Abin nomeada pelo presidente Lula.

Outros quatro servidores da diretoria da Abin foram dispensados, porém os nomes não foram divulgados. Sete servidores também foram designados para cargos na diretoria.

O cientista político Marco Aurélio Cepik já foi nomeado para o cargo de diretor-adjunto. Atual chefe da Escola de Inteligência da Abin, ele é historiador, doutor em ciência política e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É visto como referência acadêmica na área de inteligência.

Redação com portal Terra e AE / Imagem: Reprodução divulgação CNJ