29/01/2024

ARTHUR LIRA DESMARCA REUNIÃO - Presidente da Câmara adiou encontro com líderes da casa ARTHUR LIRA DESMARCA REUNIÃO - Presidente da Câmara adiou encontro com líderes da casa




O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), cancelou a reunião com líderes que estava prevista para acontecer nesta segunda-feira (29).

O encontro aconteceria em meio ao recesso parlamentar. Mas há poucos líderes em Brasília. Com isso, se houver alguma conversa nos próximos dias, elas devem ser pontuais.

A lista de questões que seriam discutidas é extensa: veto de R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares; próximos passos da Câmara em relação à reoneração da folha de pagamento; e fim da isenção fiscal para líderes religiosos.

Deputados da oposição também pretendiam tratar de temas que estão causando tensão com o Supremo Tribunal Federal (STF), como as operações recentes da Polícia Federal (PF) contra deputados do Partido Liberal (PL).

O assunto, no entanto não deve ter avanço neste momento. Lira já fez chegar aos líderes que, por ora, não pretende entrar nessa bola dividida.

Na última semana, parlamentares da oposição foram ao STF apresentar reclamações. Uma ala do Congresso acredita que a situação pode ser um gatilho para acelerar a tramitação de propostas que atinjam o poder judiciário. Por exemplo: a proposta que limita os poderes dos ministros da Suprema Côrte.

Uma nova data para a reunião de Lira com as lideranças ainda não foi definida.

Redação com CNN-Brasil / Imagem: Reprodução Agência Câmara