21/01/2024

CIRURGIAS GRATÚITAS - Opera Paraíba itinerante vai a Catolé do Rocha para realização de cirurgias no fim de semana CIRURGIAS GRATÚITAS - Opera Paraíba itinerante vai a Catolé do Rocha para realização de cirurgias no fim de semana




O Hospital Regional de Catolé do Rocha, uma das unidades da rede de saúde estadual executantes do programa Opera Paraíba, começou na sexta-feira (19) mais uma etapa de procedimentos eletivos. Até este domingo (21), terão sido realizadas 75 cirurgias gerais, com destaque para retirada de hérnias, vesículas e histerectomias (retirada do útero). O Opera Paraíba é uma iniciativa do Governo do Estado que visa facilitar o acesso e reduzir o tempo de espera dos pacientes por procedimentos cirúrgicos eletivos.


A ação contempla a população da 8ª Região de Saúde, que compreende 10 municípios sertanejos. A agricultora Margarida Ferreira, de 68 anos, da cidade de Nazarezinho, estava ansiosa pela realização da operação de histerectomia. “Gosto de trabalhar, de cozinhar, de fazer tudo, gosto de movimento e não estava muito bem de saúde. Espero com essa cirurgia ter de volta um dia a dia normal, pois há dois anos que venho sofrendo com isso,” contou sorridente.

O diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, destaca que o processo de regionalização da saúde possibilita maior alcance da população às cirurgias eletivas. “O Opera Paraíba vem ajudando e melhorando a qualidade de vida de milhares de pessoas, e através de um SUS eficiente oferecer o acesso à saúde com dignidade,” pontua.

Além de Catolé do Rocha, o Opera Paraíba itinerante, contempla neste mês de janeiro, pacientes das cidades de Picuí, Solânea, João Pessoa, Campina Grande, Santa Luzia, Monteiro e Sousa. Para participar do programa, é necessário que o usuário faça a solicitação por meio da Secretaria de Saúde de seu município ou realize o cadastro na plataforma operaparaiba.pb.gov.br preenchendo os dados pessoais e anexando comprovante de residência, exames e laudos médicos.

SECOM-PB