19/01/2024

LULA DIZ QUE LAVA JATO FOI ARMAÇÃO - Presidente afirma que juízes e americanos montaram o esquema LULA DIZ QUE LAVA JATO FOI ARMAÇÃO - Presidente afirma que juízes e americanos montaram o esquema




Sem citar diretamente a Lava Jato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (18) que houve um combinado "entre alguns juízes e alguns procuradores subordinados ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos que nunca aceitaram que o Brasil tivesse uma empresa como a Petrobras". 

A fala foi feita durante o evento que anunciou a retomada de investimentos e ampliação da refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco. A construção foi marcada por escândalos de corrupção e é apontada como um dos símbolos da Lava Jato.

"Se quisessem apurar corrupção de fato, você apura corrupção. O que não pode é punir a soberania de um país como o Brasil e da sua empresa mais importante, que é a Petrobras. A história ainda vai ser contada, tudo o que aconteceu nesse país foi uma mancomunação entre alguns juízes e alguns procuradores subordinados ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos que nunca aceitaram que o Brasil tivesse uma empresa como a Petrobras", afirmou Lula.

"Há muita gente nesse país que teima em retroceder. O que fizeram com a nossa Petrobras? A privatização da Eletrobras, as pessoas não gostam que se fale, mas foi um escárnio que se fez nesse país em um setor estratégico como o setor de energia”, completou.

O senador Sergio Moro (União-PR) criticou a fala do presidente e disse que o petista "insiste em repetir os mesmos erros passados e criar fantasias sobre a Lava Jato, já que não consegue explicar a corrupção em seu governo."

Redação com R-7 / Imagem: Reprodução Canal gov. Brasil