18/01/2024

GOVERNADOR ENROLADO - Polícia Federal diz que Claudio Castro(RJ) recebeu mais de 400 mil em propina GOVERNADOR ENROLADO - Polícia Federal diz que Claudio Castro(RJ) recebeu mais de 400 mil em propina




Um relatório da Polícia Federal (PF) indicou que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), recebeu pagamentos indevidos em, pelo menos, sete oportunidades, entre 2.017 e 2.019.

No período, Castro ocupou os cargos de vereador e vice-governador do estado. Os pagamentos somados chegam a 326 mil reais e 20 mil dólares.

A investigação da PF foi citada na decisão do ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sobre a autorização de mandados de busca na casa de Vinícius Sarciá, irmão de criação do governador do Rio de Janeiro.

A Polícia descobriu trocas de mensagens em que, Castro combina com dois empresários acusados de corrupção a entrega das propinas. Alguns desses trechos foram reproduzidos pelo ministro Raul Araújo na decisão.

Em uma dessas ocasiões, em 2.019, quando Castro já era vice-governador, a decisão cita o empresário Marcus Vinícius Azevedo da SIlva, preso em julho daquele ano, acusado de participar de um esquema de corrupção na Fundação Leão XIII, órgão do governo responsável por projetos de assistência social.

Castro nega as acusações, que classifica como "infundadas, velhas e requentadas".

Redação com sistema Globo / Imagem: Reprodução redes sociais