18/01/2024

EMEDEBISTAS ESCANTEADOS? - Lula sofre críticas no MDB após ¨escantear¨Simone Tebet em cerimônia EMEDEBISTAS ESCANTEADOS? - Lula sofre críticas no MDB após ¨escantear¨Simone Tebet em cerimônia




A foto que estampou o site oficial da Presidência nesta quarta-feira (17), com Simone Tebet e outros emedebistas distantes de Lula, gerou mal-estar em segmentos do MDB durante o lançamento do programa Pé de Meia.

Isso porque a implementação da política pública de incentivo financeiro a alunos de baixa renda foi uma condição imposta por Simone Tebet para apoiar Lula no segundo turno da eleição de 2.022. Inspirado em iniciativa do deputado Rafael Brito (MDB) em Alagoas, o programa é uma bandeira do partido.

O Planalto, porém, divulgou uma foto de Lula ladeado pelo ministro Camilo Santana (PT) e pelos deputados Tábata Amaral (PSB), Pedro Uczai (PT) e a senadora Teresa Leitão (PT). Apenas à direita na foto, esboçando um sorriso amarelo, aparecem os emedebistas Simone Tebet, Rafael Brito e Alessandro Vieira.

“É o PT sendo PT. Buscando todo o protagonismo para si e escanteando aliados na hora de colher os louros”, afirmou um emedebista, sob reserva.

O descontentamento de alguns integrantes do MDB se soma a outros dois episódios recentes. Um deles é o fato de Lula ter se envolvido diretamente para levar o apoio de Marta Suplicy (PT) a Guilherme Boulos (PSol) na eleição à Prefeitura de São Paulo, contra o atual prefeito, o emedebista Ricardo Nunes.

O outro envolve a sanção da Reforma Tributária, em novembro. A avaliação de parte do MDB é que, na cerimônia no Congresso Nacional, Lula não deu o devido destaque a Baleia Rossi, presidente nacional do MDB e autor do projeto original que balizou a reforma.

Nas hostes palacianas, tudo é motivo de ciumeiras.

Redação com metrópoles / Imagem: Reprodução divulgação PR