17/01/2024

CAMPINA GRANDE - Prefeito decide revogar decreto polêmico que vetava saída de blocos CAMPINA GRANDE - Prefeito decide revogar decreto polêmico que vetava saída de blocos




O prefeito Bruno Cunha Lima decidiu, após uma série de reuniões de sua equipe de secretários com representantes de segmentos envolvidos na realização do carnaval de rua em Campina Grande, revogar o decreto municipal que estabelecia as diretrizes para organização do calendário geral de eventos na cidade, que atendia a um Termo de Ajustamento de Consulta (TAC), articulado pelo Ministério Público da Paraíba.

O Decreto Municipal n°.     4.813/2.024, que está sendo revogado, em nenhum momento proibia a realização de eventos carnavalescos em Campina Grande,  "Muito pelo contrário", destaca Bruno Cunha Lima, que observa, ainda: a cidade tem mais de 60 bairros. Três ou quatro deles estavam sendo destacados para os eventos religiosos. O restante, liberado para a programação dos eventos de rua de cunho carnavalesco.

"Entendendo a força dos movimentos populares e sua organização legítima, o Município apenas atendeu recomendação do MPB e das forças de segurança do Estado, no sentido de organizar, com apoio logístico, a saída das agremiações às ruas da cidade", reforça o prefeito.

A revogação do decreto, segundo ele, sobretudo, é resultado de um processo de intenso diálogo com os segmentos envolvidos na realização do Carnaval da Paz, Pré-Carnaval, Campina Folia e Carnaval Tradição. "Numa cidade plural, cabe ao poder público harmonizar os interesses, preservar segurança das pessoas e ordenar a realização dos eventos, portanto, a narrativa de proibição nunca teve o menor sentido", destaca o prefeito.

Ademais, de acordo com Bruno, até o encerramento do cadastramento promovido pela Prefeitura, para as agremiações carnavalescas, na semana passada, não havia nenhum bloco com interesse de sair às ruas no período do carnaval propriamente dito.

Apoio ao Bloco do Jacaré

Com a intenção agora do tradicional Bloco do Jacaré do Açude Velho de voltar às ruas na terça-feira, 13 de fevereiro, a Prefeitura de Campina Grande manteve reunião com os dirigentes da agremiação, na manhã desta quarta-feira, 17. Os secretários Tâmela Fama (Desenvolvimento Econômico) e Marcos Alfredo (Chefia de Gabinete) participaram do encontro.

Ficou acertado, após entendimentos a serem promovidos com o Ministério Público e as forças de segurança, apoio do Município a esse evento de rua, diante do compromisso de ajustes do horário e do percurso do bloco. 

O último desfile do Jacaré do Açude Velho no Carnaval ocorreu no ano de 2019. O retorno este ano, com o apoio da Prefeitura, para Bruno Cunha Lima, é o símbolo da vitória do diálogo e do respeito do poder público municipal a todas as manifestações culturais da cidade. "Longe de proibir, mantemos nossa disposição de sempre: apoiar as iniciativas de interesse do Município".

Codecom-PMCG