17/01/2024

A FORÇA DA NATUREZA - Porto Alegre tem ventania, bairros alagados, apagão e hospitais inundados A FORÇA DA NATUREZA - Porto Alegre tem ventania, bairros alagados, apagão e hospitais inundados




Todas as equipes da Defesa Civil de Porto Alegre foram acionadas depois de uma forte chuva atingir a capital gaúcha na noite desta terça-feira (16).

Pelo menos 29 árvores foram derrubadas pela força do vento, hospitais ficaram inundados, ruas foram interditadas, o abastecimento de água foi afetado e os bombeiros tiveram que atuar para ajudar a resgatar pessoas ilhadas

Segundo a MetSul Meteorologia, até a meia noite, alguns bairros tiveram chuvas de 75 milímetros. A média histórica para todo o mês de janeiro é de 120 milímetros. Já a Climatempo aponta ventos de 107 km/h na base aérea de Canoas, e de 89 km/h no aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre por volta das dez da noite da terça.

A Secretária Municipal de Saúde informou que o Hospital de Pronto Socorro foi afetado com retorno da rede de esgoto e teve alagamentos na emergência e no 5º andar.

Os Pronto Atendimentos Cruzeiro do Sul e Lomba do Pinheiro passaram a funcionar sob gerador de energia elétrica. Pacientes de enfermaria do Hospital São Lucas, da PUC-RS, estão sendo remanejados. Houve destelhamento em três andares e queda de parte do teto em dois leitos de UTI, afetando inclusive a realização de exames e deixando avarias.

O Hospital Fêmina também ficou alagado em praticamente todos os andares. O Instituto de Cardiologia informou que as salas da hemodinâmica estão inoperantes. A central do Samu que atende as ligações para o 192 também foi afetada por alagamento e avarias no entorno.

Os hospitais Nossa Senhora da Conceição e da Santa Casa relatam ponto de alagamento, mas sem danos a pacientes, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O Hospital Santa Ana registrou pontos de infiltração e água acumulada.

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul recebeu dezenas de chamados para árvores caídas com a tempestade e pessoas precisando de resgate.


Ao todo, 22 casas de bombas (de águas pluviais) e cinco estações de tratamento de água ficaram sem luz, podendo afetar o abastecimento de água em vários locais.

Na descida da BR-448, passando a Arena do Grêmio, uma estrutura metálica desabou e interrompeu a via.

Redação com CNN-Brasil / Imagens: Reprodução divulgação BM-RS