15/01/2024

A MINISTRA CONFUNDE OU EXPLICA? - Anielle Franco atribui tragédia das chuvas no Rio de Janeiro a ¨racismo ambiental¨ A MINISTRA CONFUNDE OU EXPLICA? - Anielle Franco atribui tragédia das chuvas no Rio de Janeiro a ¨racismo ambiental¨




A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco disse estar acompanhando os efeitos das fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro desde a noite de sábado (13) até a manhã de domingo (14).

Anielle também disse que as “iminentes tragédias” decorrentes do temporal – que até a tarde de domingo matou 11 pessoas – são fruto dos “efeitos de racismo ambiental e climático”.


O comentário da ministra repercutiu nas redes sociais. Dentre as pessoas que comentaram o termo está o advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Fabio Wajngarten.

“Alguém me explica o que é ‘racismo ambiental e climático’? É da mesma série do racismo dos estádios em final de campeonato?”, em referência ao episódio de comentários de uma assessora do órgão na final da Copa do Brasil.

A ministra é reincidente em cometer gafes para tentar criar narrativas sobre discriminação racial. No ano passado, ela afirmou que buraco negro, termo científico usado para definir a região do espaço em que o campo gravitacional não possui partículas ou radiação eletromagnética, é uma expressão racista.

“Por exemplo, denegrir é uma palavra que o movimento negro e as pessoas que têm letramento racial não usam, de forma nenhuma. Ou, por exemplo, saímos desse buraco negro, a gente escuta muito isso”, afirmou durante o programa Bom dia Ministro do governo Federal.

Redação com Agências / Imagens: Reprodução Agência Brasil e X